Pular para o conteúdo principal

Vencer a inveja, é possível?

Ao chegar da escola, a garota entrou correndo na cozinha, agitando uma folha de papel na mão. “Olhe esta borboleta, é mais linda do mundo é para você”. Enquanto a mãe terminava os detalhes do almoço, a garota não parava de falar um minuto e queria que a mãe visse a borboleta. A senhora enxugou as mãos num pano e abaixou-se para observar o desenho: “Está linda”, admitiu, mais para satisfazer a filhinha do que expressando realmente o que sentia. “Onde você aprendeu a desenhar desse jeito?”

“Não fui eu, mamãe, foi a minha coleguinha. Ela é a melhor desenhista do mundo. Pedi para ela fazer uma borboleta para você”. Tendo dito isso, a garota saiu para o pátio para brincar, deixando a mãe sem saber o que dizer nem como reagir.

Alguma vez você já pensou por que Jesus disse que se não formos como crianças não entraremos no reino dos céus? As crianças são puras em sua maneira de agir. Você e eu seríamos capazes de alegrar-nos com o sucesso dos outros? A minha pergunta é: “Como deveríamos reagir diante do sucesso dos outros?” Todos sabemos perfeitamente qual deveria ser a resposta correta. Todos sabemos o que Jesus ensinou. Todos sabemos como é que o cristão deve agir. Mas a pergunta é se apesar de tudo que conheço da teoria, sou capaz de alegrar-me com o sucesso das outras pessoas.

A inveja, popularmente chamada “dor de cotovelo”, tem a propriedade de deformar a realidade, o poder de envenenar a alma. O ser humano, levado pelo ciúme, passa a ver coisas que não existem e paulatinamente começa a acreditar naquilo que imagina. Lá no fundo do ser, sabe que esse sentimento está errado. Então, para justificar o sentimento que não consegue tirar do coração, geralmente passa a acusar.

Tem Deus o remédio para este tipo de mal? Claro que tem, e a resposta é Cristo. À medida que O contemplarmos diariamente, à medida que meditarmos nos traços maravilhosos de Seu caráter e convivermos com Ele, permitindo que Seu Espírito habite em nós, controlando voluntariamente as nossas decisões e santificando a nossa vontade pecaminosa, veremos de maneira quase imperceptível cada dia Seu caráter, reproduzido em nossa vida.

Façamos deste dia, um dia de comunhão com Jesus. Partamos para as lutas da vida com a certeza de que Jesus não ficou em casa, mas é uma presença real e pessoal ao longo de todas as circunstâncias que este dia possa nos apresentar. (Alejandro Bullon)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários se mobilizam para reformar a sede do Rotary

Inaugurado em 16 de novembro de 2000, há quase 18 anos o prédio do Rotary Club de União dos Palmares já foi palco de grandes projetos e ações em nossa cidade e região. Aqui já funcionou o Lions Clube, escola de educação básica, depois ficou abandonado. Frente ao abandono, o então presidente Lucílio Pereira (2001-02) e outros associados da época, após esgotar a busca pelo dignitário do terreno, foram até o Pe. Donald Macgyllivray pedir a doação do imóvel. Ao descobrir sobre a organização e a utilidade que o prédio teria, rapidamente a doação aconteceu.  De 2000 para cá, o prédio se tornou referência ao oferecer e acolher importantes ações em nossa cidade, entre elas o Projeto – LightHouse, os programas Interact, Rotaract (ligados aos adolescentes e à juventude), acolhimento e destinação de donativos vindos dos mais diversos estados enviados por Rotary Clubs, além da sistematização das barracas ShelterBox doadas pelo Rotary em Junho de 2010 na enchente. Recentemente funcionou uma

Kairós e a intercessão Mariana.

Durante as férias, dei uma olhada no novo livro do padre Marcelo Rossi, intitulado Kairós . De modo geral, é uma leitura leve e que aproveita histórias de personagens bíblicos para falar do tempo de Deus e da atuação dEle na vida desses homens e mulheres. No entanto, na página 70, há algo que eu não poderia deixar de comentar. Rossi escreveu: “A Virgem Maria é a bondade, a proteção, o perdão e a maior intercessora que temos junto a Jesus. Quando você estiver numa grande dificuldade, não tenha receio: peça à mãe que o Filho atende. Por isso mesmo ela é chamada de advogada-nossa.”  Além do fato de que os mortos em Cristo estão “dormindo”, inconscientes até a volta de Jesus e que o dogma da assunção de Nossa Senhora foi criado em 1950, há textos bíblicos como este, que contradizem a ideia da intercessão mariana: “Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timóteo 2:5).  Com todo o respeito, no passado também rezei muito o terço e pedi coi

A Páscoa

A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930. Porém, o maior ovo e o mais pesado que a história regista, ficou pronto no dia 9 de abril de 1992. É da Cidade de Vitória na Austrália. Tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo? A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os