Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais de Jacareí, no interior de São Paulo, começam a receber merenda vegana




A prefeitura de Jacareí, município com pouco mais de 200.000 habitantes e que fica no Vale do Paraíba, em São Paulo, começou a aplicar a Segunda Sem Carne em escolas municipais.

Em uma primeira fase, para testar a aceitação da garotada, as escolas estão oferecendo merendas sem nada de origem animal uma vez por mês. Depois, a ideia é ter um dia a cada quinze dias. E, mais tarde, pelo menos uma vez por semana.

“A comida está uma delícia. Eu como tudo e limpo o prato todos os dias. Adorei essa carne diferente que tinha na merenda.” – comenta o estudante Gabriel Victor, 9 anos, que está na 4ª série do Ensino Fundamental. “Eu adoro a comida da escola e nem notei que não é carne de verdade.” – disse Beatriz Irene, também de 9 anos.

Segundo o secretário adjunto, Wildson Mendes, o novo programa é também um ato que estimula melhores práticas ambientais. Segundo Mendes, o município tem 20 mil alunos na rede municipal. Em apenas um dia com merenda sem nada animal, quase a tonelada de carne deixa de ser demandada.

Os nutricionistas que trabalham para a prefeitura escolhendo o que será servido na merenda passaram por um treinamento para melhores combinações de nutrientes de origem vegetal. Em breve, será a vez das merendeiras apreenderem a trabalhar ainda melhor com receitas sem nada animal.

“Já trabalhamos em sala de aula sobre a importância de uma alimentação saudável e a substituição dos alimentos e, por isso, esse projeto foi muito bem aceito por todos.” – disse Ana Lúcia Santana Curado, diretora de uma escola local.

No município, pais interessados podem solicitar um cardápio vegano todos os dias para seus filhos. O cardápio é devidamente calculado, do ponto de vista nutricional, então não há qualquer perda de qualidade na merenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Religião: amuleto, bengala ou a verdade?

"A fé gera uma força incomum nos seres humanos" Voce descubrirá em breve !

PALESTRA “’A CARTA AOS CONSTITUINTES’ NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA”

“Dom Luiz é mais do que um político ou um estadista: Dom Luiz é um Príncipe. É um Príncipe legítimo. Ele tem uma envergadura e uma carga simbólica de quem não pensa só nas próximas gerações, mas contempla uma Nação com perspectiva histórica. Dom Luiz fala legitimamente em nome do passado, porque ele é um continuador daquele passado. É um Chefe de Casa legítimo, representante de todas aquelas glórias e todos aqueles feitos do passado.” A terceira palestra do XXVII Encontro Monárquico, que ocorreu no Rio de Janeiro, em junho do ano passado, ficou a cargo do Prof. Armando Alexandre dos Santos, historiador, genealogista, jornalista e escritor, que discorreu sobre a célebre Carta que, a 7 de Setembro de 1987, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, enviou aos membros da Assembleia Nacional Constituinte, pedindo-lhes que, em um momento chamado de Abertura, em que se dava anistia até aos comunistas e guerrilheiros dos mais extremados, també...

Centenas de crianças brincam na praça

Todo dia é dia da Criança, essa afirmação caracteriza tudo que é realizado nesta ação promovida pelo Instituto de Saúde Integrada, crianças de vários bairros participam da ação que é realizada anualmente no final de novembro, na praça Padre Cícero, este ano o evento em sua quarta edição teve sete espaços de atividades, onde as crianças tiveram a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo aprender. Escola Rocha Cavalcante, Escola Adventista, Escola de Reforço Eureka, Rotaract Club, projeto Renovar, Doutores da Leitura, Jackson Valeri, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Alagoas, foram um dos parceiros com estandes na praça.  A tenda principal é a do ISI – Instituto de Saúde Bucal, onde profissionais e voluntários (estudantes de odontologia) realizam palestras, amostras e atendem a população, orientando e prevenido as doenças bucais. O projeto Todo Dia é dia da Criança é uma ação socioeducativa, promovida pelo ISI e tem o apoio de várias empresas palmarinas...