Pular para o conteúdo principal

Curiosidades da Monarquia brasileira

Muitos me perguntam "pôr que sou Monarquista"? Vamos às respostas.

1. A média nacional do salário dos professoresn estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.

2. Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como “A Cidade Dos Pianos” devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos.

3. O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.

4. O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.

5. Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.

6. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.

7. Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.

8. Desconstruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.

9. Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.

10. D. Pedro II tinha 1,91m de altura, quando a média dos homens brasileiros era de 1,69m e mulheres 1,61m.

11. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.

12. José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada “A Guarda Negra”. Devido a abolição e até mesmo antes na Lei do Ventre Livre , a princesa recebia diariamente ameaças contra sua vida e de seus filhos. As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas.
🍂👑🍂
[16/2 20:23] Igor Serra: Deusati SP.:
CURIOSIDADES SOBRE A MONARQUIA I

( 1880 )
O Brasil era a 4º Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História.

( 1860-1889 )
A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano.

( 1880 )
Eram 14 Impostos, atualmente são 92.

( 1850-1889 )
A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano.

( 1880 )
A Moeda  tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina.

( 1880 )
O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra.

(1860-1880 )
O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.

( 1880 )
O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km. A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano quanto para falar mal do nosso Imperador.

“Diplomatas europeus e outros observadores estranhavam a liberdade dos jornais brasileiros” conta o historiador José Murilo de Carvalho. Schreiner, ministro da Áustria, afirmou que o Imperador era atacado pessoalmente na imprensa de modo que ‘causaria ao autor de tais artigos, em toda a Europa, até mesmo na Inglaterra, onde se tolera uma dose bastante forte de liberdade, um processo de alta traição.

Mesmo diante desses ataques, D. Pedro II se colocava contra a censura. “Imprensa se combate com imprensa”, dizia.

“Quanto às minhas opiniões políticas, tenho duas, uma impossível, outra realizada. A impossível é a república de Platão. A realizada é o sistema representativo [a Monarquia]. É sobretudo como brasileiro que me agrada esta última opinião, e eu peço aos deuses (também creio nos deuses) que afastem do Brasil o sistema republicano, porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou” Machado de Assis – Escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Religião: amuleto, bengala ou a verdade?

"A fé gera uma força incomum nos seres humanos" Voce descubrirá em breve !

Mais um dia de propaganda enganosa ...

Jovens, crianças, idosos já não aguentam mais tanto barulho de carros de som, fogos, buzinas, gritos, panfletos jogados ao chão. Um política suja, não só pelas acusações e palavras de baixo calão, quando Téo e Ronaldo trocam farpas pelos comerciais e até nos debates na televisão. Uma campanha suja nas ruas, com panfletos que poluem nossas vias, que vão para os bueros e nos dias

Centenas de crianças brincam na praça

Todo dia é dia da Criança, essa afirmação caracteriza tudo que é realizado nesta ação promovida pelo Instituto de Saúde Integrada, crianças de vários bairros participam da ação que é realizada anualmente no final de novembro, na praça Padre Cícero, este ano o evento em sua quarta edição teve sete espaços de atividades, onde as crianças tiveram a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo aprender. Escola Rocha Cavalcante, Escola Adventista, Escola de Reforço Eureka, Rotaract Club, projeto Renovar, Doutores da Leitura, Jackson Valeri, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Alagoas, foram um dos parceiros com estandes na praça.  A tenda principal é a do ISI – Instituto de Saúde Bucal, onde profissionais e voluntários (estudantes de odontologia) realizam palestras, amostras e atendem a população, orientando e prevenido as doenças bucais. O projeto Todo Dia é dia da Criança é uma ação socioeducativa, promovida pelo ISI e tem o apoio de várias empresas palmarinas...