Pular para o conteúdo principal

Sinais dos Tempos - parte I

Agora, vamos olhar novamente o texto em II Timóteo. Diz que tempos trabalhosos viriam, mas Paulo descreve como muitas pessoas seriam nos últimos dias.

II Timóteo 3:1-5

SABE, porém, isto: que nos ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

No versículo dois, Paulo começa dizendo que homens seriam amantes de si mesmos. Isto está se referindo a egoísmo. Ele continua dizendo que pessoas seriam avarentas, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos e profanos. Parece que os jovens obedeciam e tinham mais respeito pelos seus pais anos atrás, do que eles obedecem hoje.

Por exemplo, quando eu era criança existia um homem que morava próximo da nossa casa que não era cristão, mas ele cria em treinar seus filhos naquilo que era certo. Os seus filhos sabiam que se eles falassem uma mentira, ele os disciplinaria. Agora eu não estou defendendo a disciplina dura, mas eu posso lhe dizer que os filhos dele o respeitavam e eles viviam da forma como ele ensinava.

As crianças aprenderam a obedecer a seus pais e ter respeito por outros. É por isso que eu não acredito que todos os problemas hoje com os jovens, são problemas de jovens. Às vezes eles são problemas parentais, pois eles não têm treinado seus filhos apropriadamente.

Então em II Timóteo 3.3, Paulo diz que nos últimos dias, muitas pessoas ficariam sem afeto natural. Esta mesma expressão “sem afeto natural” é usada em Romanos 1.31, falando sobre homossexuais e lésbicas. Simplesmente não é natural um homem desejar outro homem ou uma mulher desejar outra mulher. Romanos 1.28 diz “…E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso…”

Você sabe o que significa “sentimento perverso”? O rodapé da minha Bíblia diz que é um sentimento destituído de julgamento.

Sabe, pessoas que estão sem afeto natural tem mentes ou sentimentos destituídos de julgamento. Elas dizem, “esta foi a forma que Deus me fez”, e elas querem que pessoas as aceitem com toda as suas concupiscências. Mas Deus não as fez desta forma. E se pudermos, devemos querer ajudá-las a se arrependerem e corrigir suas vidas.

As pessoas podem ser ajudadas se elas querem ser ajudadas. Não me importa qual seja a situação – elas podem ser libertas se elas querem ser libertas, porque Jesus é o Libertador!

Paulo lista muitos sinais em II Timóteo 3.3-5 e nós poderíamos fazer um estudo completo em cada um deles. Mas apenas saiba que nos últimos dias, tempos trabalhosos virão. Nós estamos vivendo em tempos trabalhosos hoje mesmo. Mas nós não temos medo porque Deus não nos deu um espírito de medo!
Agora note em II Pedro que o surgimento de falsos mestres são outro sinal dos últimos dias.

II Pedro 2.1,3

E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si repentina perdição. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 

Um verdadeiro mestre e ministro do Evangelho não coloca o dinheiro em primeiro lugar. Com certeza ele ensinará o povo de Deus sobre dízimos e ofertas, porque ele quer que o povo seja abençoado. Mas existe uma vasta diferença entre ensinar as pessoas a Palavra sobre ofertas e “fazendo marketing” das ofertas.
Anos atrás, eu ouvi uma pessoa no rádio dizer que ele havia enviado um cordão vermelho especial para todos que haviam enviado uma oferta para ele. Supostamente, se você usava aquele cordão vermelho no seu punho e se você precisasse ganhar peso você ganharia peso. E se você precisasse perder peso, o mesmo cordão vermelho ajudaria você a perder peso.

Quando eu ouvi aquilo eu pensei: “Eu fico imaginando porque as pessoas não entendem isto? Não é preciso muito senso para saber que você não pode perder peso de um cordão vermelho amarrado no seu punho. Você precisa observar o que você coloca na sua boca!”. Mas veja, a Bíblia diz que haveria falsos mestres com todo tipo de trapaças nos últimos dias, fazendo marketing das pessoas.

Então em I Timóteo 4.1, Paulo disse: “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a ESPÍRITOS ENGANADORES, e a DOUTRINAS DE DEMÔNIOS”.

Você já percebeu que o espiritismo está aumentando? Eu acho que eu nunca vi um aumento do espiritismo de tal forma na América como eu tenho visto nos últimos anos. Até mesmo alguns cristãos se apartaram da fé, dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.

Médiuns espirituais estão fazendo propagandas na televisão agora. Você pode ligar e eles falarão sobre o seu emprego, com quem você irá se casar, e assim por diante. Mas se você é um cristão nascido de novo, você não terá nada a ver com isto, porque você está confiando em Deus. Ele guiará você. Ele direcionará você!

Estes são apenas alguns sinais que a Bíblia disse que aconteceriam nos últimos dias. Eu poderia mencionar muito mais. Mas eu acho que isto é suficiente. A coisa mais importante que eu quero enfatizar é que todos estes sinais apontam para o fato de que este é o último tempo e estes são os últimos dias.
Alguém pode perguntar: “Bem, porque Jesus ainda não voltou?” Porque Ele está esperando pelo precioso fruto da terra, e Ele tem muita paciência por isto!

Tiago 5:7

Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

Muitos anos atrás eu fiquei particularmente impressionado com este versículo e eu pensei: Haverá um avivamento do final do tempo, e pessoas de todas as nações serão salvas!

Existe um mover do Espírito Santo nestes últimos dias para salvar pessoas. Mas o Espírito Santo também está trabalhando para ter pessoas avivadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários se mobilizam para reformar a sede do Rotary

Inaugurado em 16 de novembro de 2000, há quase 18 anos o prédio do Rotary Club de União dos Palmares já foi palco de grandes projetos e ações em nossa cidade e região. Aqui já funcionou o Lions Clube, escola de educação básica, depois ficou abandonado. Frente ao abandono, o então presidente Lucílio Pereira (2001-02) e outros associados da época, após esgotar a busca pelo dignitário do terreno, foram até o Pe. Donald Macgyllivray pedir a doação do imóvel. Ao descobrir sobre a organização e a utilidade que o prédio teria, rapidamente a doação aconteceu.  De 2000 para cá, o prédio se tornou referência ao oferecer e acolher importantes ações em nossa cidade, entre elas o Projeto – LightHouse, os programas Interact, Rotaract (ligados aos adolescentes e à juventude), acolhimento e destinação de donativos vindos dos mais diversos estados enviados por Rotary Clubs, além da sistematização das barracas ShelterBox doadas pelo Rotary em Junho de 2010 na enchente. Recentemente funcionou uma

A Páscoa

A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930. Porém, o maior ovo e o mais pesado que a história regista, ficou pronto no dia 9 de abril de 1992. É da Cidade de Vitória na Austrália. Tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo? A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os

Creche ‘Casa do Menor Mãe das Dores’, recebe apoio do Rotary Club de União dos Palmares.

Os associados do Rotary Club de União dos Palmares, estiveram na última semana feira, acompanhando a entrega de donativos para a instituição que acolhe crianças entre 5 e 12 anos no bairro Nossa Senhora das Dores (Vaquejada), a organização mantida pela Fundação Rosa Mística é apoiada pelos rotarianos. Na visita o estudante de Direito Nathan Lins conheceu a organização e ficou impressionado com o trabalho realizado na comunidade e sentiu de perto a necessidade de cada criança e família assistida. “O Nathan é um jovem muito envolvido com a solidariedade e ficou tocado quando comentei com ele sobre este projeto, prontamente ele se ofereceu em contribuir e trouxe doações também” comentou a presidente (2016-17) Lenalda Bezerra. A comitiva de rotarianos chegou à instituição sem avisar e em poucos minutos inúmeras crianças chegaram ao local, entre gritos e brincadeiras elas demonstraram alegria com a presença dos padrinhos do projeto. A entidade criada pelo associado Jos