Pular para o conteúdo principal

A reputação

Ela quase foi pro brejo, quase entrou pelo cano. Como é algo intangível, difícil de ser medido, ninguém pensou que alguém perceberia, mas foi só botar o nariz pra fora e veio a enxurrada, um volume enorme de críticas e indagações que inundaram a cabeça do fulano, sem estrutura para administrar tanta repercussão.

Ele havia feito tudo tão às escondidas, as artimanhas eram segredo de estado, como é que vazou? É aquela velha história: se não é pra ninguém saber, então não conte. Segredo é segredo, mas quando envolve mais de um personagem, fica mais difícil guardar e o rabo fica preso, como se diz por aí. E quem, de rabo preso, dorme tranquilo?

A ameaça da descoberta ronda a todo instante, tira o sono do fulano, quebra os planos de futuro e, de uma hora pra outra, a máscara cai e junto cai também a reputação. Lá vem de novo essa tal reputação, que quando positiva, é só alegria, mas quando resolve trocar de lado...ah.....aguenta os resultados. A imagem negativa vai para o banco dos réus e fica de castigo até que o fulano consiga provar o contrário.

As vezes nem consegue ou não liga pra isso...é alguns dizem que não se preocupam com a opinião pública...que receita é essa, hein? No fundo, no fundo todo mundo se preocupa com o que os outros pensam. É difícil demais alguém acreditar que não deve nada pra ninguém e pode fazer o que quiser. Estamos na mira de alguém ou de vários alguéns todos os dias.

Desde câmeras fotográficas, os equipamentos de gravação de elevadores, lojas e empresas, olheiros dos concorrentes e outras milhares de pessoas que cruzam diariamente nosso caminho. A roupa que você veste é motivo para a formação do juízo sobre você. A maneira como pinta ou penteia os cabelos, também. O que fala é tão importante quanto à maneira como se comporta, porque mostra sua personalidade, seu caráter.

E o que você faz então? Ou até o que deixa de fazer? Tudo entra no caldeirão de informações sobre a pessoa para ser analisado pelo público. É a crise batendo à porta. E agora? Como é que faz para apagar esse incêndio? É, poderia ter pensado nisso antes, né? Será que não houve tempo para fazer uma lista de prós e contras e decidir pela opção mais acertada, segura, no caminho da verdade e da ética? Se a tentação para o contrário era grande, agora o fulano vai ter um trabalhão para tentar, veja bem: tentar reverter a imagem, limpar a mancha, tirar a sujeira do nome, da carreira e da reputação.

Será que dá tempo? É fulano, pode ser tarde demais.

#CM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Religião: amuleto, bengala ou a verdade?

"A fé gera uma força incomum nos seres humanos" Voce descubrirá em breve !

PALESTRA “’A CARTA AOS CONSTITUINTES’ NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA”

“Dom Luiz é mais do que um político ou um estadista: Dom Luiz é um Príncipe. É um Príncipe legítimo. Ele tem uma envergadura e uma carga simbólica de quem não pensa só nas próximas gerações, mas contempla uma Nação com perspectiva histórica. Dom Luiz fala legitimamente em nome do passado, porque ele é um continuador daquele passado. É um Chefe de Casa legítimo, representante de todas aquelas glórias e todos aqueles feitos do passado.” A terceira palestra do XXVII Encontro Monárquico, que ocorreu no Rio de Janeiro, em junho do ano passado, ficou a cargo do Prof. Armando Alexandre dos Santos, historiador, genealogista, jornalista e escritor, que discorreu sobre a célebre Carta que, a 7 de Setembro de 1987, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, enviou aos membros da Assembleia Nacional Constituinte, pedindo-lhes que, em um momento chamado de Abertura, em que se dava anistia até aos comunistas e guerrilheiros dos mais extremados, també...

Centenas de crianças brincam na praça

Todo dia é dia da Criança, essa afirmação caracteriza tudo que é realizado nesta ação promovida pelo Instituto de Saúde Integrada, crianças de vários bairros participam da ação que é realizada anualmente no final de novembro, na praça Padre Cícero, este ano o evento em sua quarta edição teve sete espaços de atividades, onde as crianças tiveram a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo aprender. Escola Rocha Cavalcante, Escola Adventista, Escola de Reforço Eureka, Rotaract Club, projeto Renovar, Doutores da Leitura, Jackson Valeri, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Alagoas, foram um dos parceiros com estandes na praça.  A tenda principal é a do ISI – Instituto de Saúde Bucal, onde profissionais e voluntários (estudantes de odontologia) realizam palestras, amostras e atendem a população, orientando e prevenido as doenças bucais. O projeto Todo Dia é dia da Criança é uma ação socioeducativa, promovida pelo ISI e tem o apoio de várias empresas palmarinas...