Pular para o conteúdo principal

A reputação

Ela quase foi pro brejo, quase entrou pelo cano. Como é algo intangível, difícil de ser medido, ninguém pensou que alguém perceberia, mas foi só botar o nariz pra fora e veio a enxurrada, um volume enorme de críticas e indagações que inundaram a cabeça do fulano, sem estrutura para administrar tanta repercussão.

Ele havia feito tudo tão às escondidas, as artimanhas eram segredo de estado, como é que vazou? É aquela velha história: se não é pra ninguém saber, então não conte. Segredo é segredo, mas quando envolve mais de um personagem, fica mais difícil guardar e o rabo fica preso, como se diz por aí. E quem, de rabo preso, dorme tranquilo?

A ameaça da descoberta ronda a todo instante, tira o sono do fulano, quebra os planos de futuro e, de uma hora pra outra, a máscara cai e junto cai também a reputação. Lá vem de novo essa tal reputação, que quando positiva, é só alegria, mas quando resolve trocar de lado...ah.....aguenta os resultados. A imagem negativa vai para o banco dos réus e fica de castigo até que o fulano consiga provar o contrário.

As vezes nem consegue ou não liga pra isso...é alguns dizem que não se preocupam com a opinião pública...que receita é essa, hein? No fundo, no fundo todo mundo se preocupa com o que os outros pensam. É difícil demais alguém acreditar que não deve nada pra ninguém e pode fazer o que quiser. Estamos na mira de alguém ou de vários alguéns todos os dias.

Desde câmeras fotográficas, os equipamentos de gravação de elevadores, lojas e empresas, olheiros dos concorrentes e outras milhares de pessoas que cruzam diariamente nosso caminho. A roupa que você veste é motivo para a formação do juízo sobre você. A maneira como pinta ou penteia os cabelos, também. O que fala é tão importante quanto à maneira como se comporta, porque mostra sua personalidade, seu caráter.

E o que você faz então? Ou até o que deixa de fazer? Tudo entra no caldeirão de informações sobre a pessoa para ser analisado pelo público. É a crise batendo à porta. E agora? Como é que faz para apagar esse incêndio? É, poderia ter pensado nisso antes, né? Será que não houve tempo para fazer uma lista de prós e contras e decidir pela opção mais acertada, segura, no caminho da verdade e da ética? Se a tentação para o contrário era grande, agora o fulano vai ter um trabalhão para tentar, veja bem: tentar reverter a imagem, limpar a mancha, tirar a sujeira do nome, da carreira e da reputação.

Será que dá tempo? É fulano, pode ser tarde demais.

#CM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Religião: amuleto, bengala ou a verdade?

"A fé gera uma força incomum nos seres humanos" Voce descubrirá em breve !

Kairós e a intercessão Mariana.

Durante as férias, dei uma olhada no novo livro do padre Marcelo Rossi, intitulado Kairós . De modo geral, é uma leitura leve e que aproveita histórias de personagens bíblicos para falar do tempo de Deus e da atuação dEle na vida desses homens e mulheres. No entanto, na página 70, há algo que eu não poderia deixar de comentar. Rossi escreveu: “A Virgem Maria é a bondade, a proteção, o perdão e a maior intercessora que temos junto a Jesus. Quando você estiver numa grande dificuldade, não tenha receio: peça à mãe que o Filho atende. Por isso mesmo ela é chamada de advogada-nossa.”  Além do fato de que os mortos em Cristo estão “dormindo”, inconscientes até a volta de Jesus e que o dogma da assunção de Nossa Senhora foi criado em 1950, há textos bíblicos como este, que contradizem a ideia da intercessão mariana: “Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Timóteo 2:5).  Com todo o respeito, no passado também rezei muito o terço e pedi coi

Um novo tempo a ser descoberto e conquistado

Q uando começamos a ler um livro de histórias, em nossa mente tentamos nos colocar no ambiente, no enredo, na situação, tentamos viver na imaginação aquilo que estamos lendo; quem já leu um livro de histórias, ficção, romance ou até mesmo de terror sabe bem do que estou falando. É fantástico e nteressante, perceber que podemos viver aquilo que estamos lendo, com tanto afinco, vontade, sede e atenção usando apenas o poder do pensamento. Em nossa vida, vivemos nossa história, a história de nossa família, de nossos amigos, vizinhos, nossa gente, nosso povo. Muitas vezes queremos mudar, realizar sonhos, enfrentamos batalhas, desafios que requerem atenção e trabalhos redobrados. E isso é muito bom, afinal de contas, amadurecemos e crescemos à medida que cada batalha fica maior e mais forte. Com o aumento da importância de cada batalha, luta, vai aumentando a nossa responsabilidade em volta dos que nos rodeiam diariamente, nossos familiares, amigos, colegas e visinhos. É assim que