Pular para o conteúdo principal

Fundado em União o Círculo Monárquico Imperatriz Dona Amélia

Imperatriz Dona Amélia de
Leuchtenberg

Um dos primeiros nomes de nossa cidade foi “Vila Nova da Imperatriz” uma homenagem à Imperatriz Dona Amélia, segunda esposa de Dom Pedro I, naquele momento a pequena vila passava por transformações, desmembrando-se de Viçosa e tornando-se independente e para chamar a atenção do Império lhe foi dado este nome. 


Cento e oitenta e seis anos mais tarde a cidade volta a falar de Monarquia com a criação do Núcleo Monárquico que levará o nome de Imperatriz Dona Amélia. Fundado em 13 de Outubro de 2017 o Núcleo tem como objetivo convencer os brasileiros de que o modelo político republicano presidencialista, implantado por golpe militar em novembro de 1889, jamais conseguiu se mostrar adequado ao Brasil, haja vista o número de vezes em que o país viveu sob regime de exceção e alterou a sua constituição desde aquele golpe. A partir da chamada República Velha até os dias de hoje, o Brasil jamais voltou a ter a proeminência que ocupava junto às demais nações na época do 2º Reinado. Está muito claro, que a República, no lugar de resolver as grandes injustiças sociais, tratou de consolidar um inaceitável modelo de duas classes, que perdura ainda no século XXI.

O Arauto do Núcleo Monárquico Imperatriz Dona Amélia de União dos Palmares aprovado pelo Chanceler do Círculo Monárquico Brasileiro é o monarquista Clezivaldo Mizael da Silva, que fala um pouco dos objetivos do movimento em Alagoas. “Queremos a implantação do Parlamentarismo, isto é, um governo parlamentar, em que o número de partidos com representação no Congresso seja limitado por uma eficiente Cláusula de Barreira nas eleições proporcionais. Como nas Monarquias Modernas, a Chefia de Estado deve caber a uma pessoa neutra e apartidária, com a função de Poder Moderador, isto é, o de confirmar o Chefe de Governo que emergir de uma eleição, destituí-lo em caso de perda de confiança, indicar outro, ou convocar novas eleições”.

Clezivaldo Mizael, Arauto do Núcleo Monarquista de União dos Palmares.

Recorrendo às nossa raízes históricas, defendemos a retomada do fio da meada que vem desde os reis de Portugal que aqui estiveram, como Dom João VI, seu filho Dom Pedro I, nosso proclamador da Independência e Dom Pedro II, o grande estadista e amante de nossa pátria, além da Princesa Dona Isabel, a Redentora, que nos governou várias vezes substituindo o pai, e ocupando o cargo em momentos difíceis como aquele em que se conseguiu fazer passar a Lei do Ventre Livre, que votou com o Senado e a Câmara. Reconhecemos como legítima e professamos a nossa lealdade à linha dinástica dos descendentes da Princesa Isabel, que passa por seu filho Dom Luiz Maria e hoje é encabeçada por Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, verdadeiro pretendente ao Trono do Brasil.

O Círculo Monárquico Brasileiro - CMB, nasceu com a necessidade de tornar o movimento monárquico numa organização com fins a restauração da Monarquia Parlamentar e Constitucional do Brasil. Temos como princípio, a ética, a moral, os bons costumes, o cavalheirismo, o respeito as tradições e a vontade democrática legítima do povo, afinal, a monarquia parlamentarista, tendo como base a defesa intrínseca da vida, tem como primordial oficio a representativa dos ensejos da população.

Temos como sistema organizacional, os núcleos, as regionais e chancelaria nacional, moderadas por um grande conselho. Não vemos a monarquia como algo intangível ou apenas histórico, e acreditamos que na atual conjuntura dos fatos, o povo já clama por seu Imperador, só ainda não percebeu!
Parte do grupo de Monarquistas de Alagoas, em recente almoço na capital. 
Junta-se a nós e juntos nos engajemos nessa luta árdua, porem exitosa! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários se mobilizam para reformar a sede do Rotary

Inaugurado em 16 de novembro de 2000, há quase 18 anos o prédio do Rotary Club de União dos Palmares já foi palco de grandes projetos e ações em nossa cidade e região. Aqui já funcionou o Lions Clube, escola de educação básica, depois ficou abandonado. Frente ao abandono, o então presidente Lucílio Pereira (2001-02) e outros associados da época, após esgotar a busca pelo dignitário do terreno, foram até o Pe. Donald Macgyllivray pedir a doação do imóvel. Ao descobrir sobre a organização e a utilidade que o prédio teria, rapidamente a doação aconteceu.  De 2000 para cá, o prédio se tornou referência ao oferecer e acolher importantes ações em nossa cidade, entre elas o Projeto – LightHouse, os programas Interact, Rotaract (ligados aos adolescentes e à juventude), acolhimento e destinação de donativos vindos dos mais diversos estados enviados por Rotary Clubs, além da sistematização das barracas ShelterBox doadas pelo Rotary em Junho de 2010 na enchente. Recentemente funcionou uma

A Páscoa

A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Ovos gigantescos, super decorados, era a moda das décadas de 1920 e 1930. Porém, o maior ovo e o mais pesado que a história regista, ficou pronto no dia 9 de abril de 1992. É da Cidade de Vitória na Austrália. Tinha 7 metros e dez centímetros de altura e pesava 4 toneladas e 760 quilos. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo? A origem dos ovos e coelhos é antiga e cheia de lendas. Segundo alguns autores, os anglo-saxões teriam sido os

Creche ‘Casa do Menor Mãe das Dores’, recebe apoio do Rotary Club de União dos Palmares.

Os associados do Rotary Club de União dos Palmares, estiveram na última semana feira, acompanhando a entrega de donativos para a instituição que acolhe crianças entre 5 e 12 anos no bairro Nossa Senhora das Dores (Vaquejada), a organização mantida pela Fundação Rosa Mística é apoiada pelos rotarianos. Na visita o estudante de Direito Nathan Lins conheceu a organização e ficou impressionado com o trabalho realizado na comunidade e sentiu de perto a necessidade de cada criança e família assistida. “O Nathan é um jovem muito envolvido com a solidariedade e ficou tocado quando comentei com ele sobre este projeto, prontamente ele se ofereceu em contribuir e trouxe doações também” comentou a presidente (2016-17) Lenalda Bezerra. A comitiva de rotarianos chegou à instituição sem avisar e em poucos minutos inúmeras crianças chegaram ao local, entre gritos e brincadeiras elas demonstraram alegria com a presença dos padrinhos do projeto. A entidade criada pelo associado Jos